A polêmica foto de gosto duvidoso. Aliás, de mau gosto
A morte tem sido a maior aliada dos autores. Atualmente, todo
escritor que morre tem recebido tratamento de lenda antes mesmo de pisar o
inferno. O caso mais recente foi de Umberto Eco, após sua recente passagem,
houve quem se descobrisse fã do escritor sem nunca ter sabido.
Nada contra homenagens póstumas a grandes vultos culturais. O
que me incomoda é que de um tempo pra cá esses nomes tem se tornado mais
importantes mortos, que vivos. Como se apenas após o óbito fossem dignos de
admiração.
Deve ser algum fenômeno da internet que não sou capaz de
compreender, ou analisar. Mas cinco anos atrás escrevi um conto que ironizava o
assunto. Chama-se ‘Delírios de grandeza do escritor suicida’ e trata de um
escritor medíocre que, cansado do anonimato, planeja um suicídio lírico,
poético, a fim de alavancar a carreira.
O conto foi fulminado pela Marina Colasanti, que achou meio
mórbido e disse que era tudo mentira. Tentei argumentar, mas não fui capaz de convencê-la
de que aquela história era mais real do que podíamos julgar. Errei no suicídio,
parece que saiu de moda entre os escritores.
A morte, porém, como escrito na primeira linha, tornou-se
mesmo uma catapulta involuntária para a fama.
Perturbado por essa certeza e na tentativa de carimbar minhas
figurinhas favoritas, após a morte de Eco, tratei de correr ao Facebook e
proclamar meu amor aos meus dois autores favoritos, que já estão velhinhos
(espero que vivam muitos anos). Uma ode cibernética, coisa dos nossos tempos:
gravar uma poesia em forma de elogio na nuvem.
Desconfio, no entanto, que o maior elogio que se pode fazer a
Eco, Clarice, Bowie, ou qualquer grande nome da arte que esteja vivo, ou morto,
seja consumir sua obra.
Mais do que postar frases retiradas de livros, ou criar
cartões com poemas desconexos de origem duvidosa, ou batizar ruas (cidades,
curvas), ou levantar bustos e estátuas, manter viva a obra comprando seus
livros, tocando sua música, reprisando seus vídeos, relançando seus discos é a
forma mais bela de tributo.
Chegamos, então, à semana em que se espalhou feito praga a
foto de uma moça de biquine quase sentada sobre os ombros da estátua de Carlos
Drummond de Andrade, com a genitália (devidamente coberta) repousada sobre a
nuca do poeta e na qual me tornei vítima de uma porrada em rede social.
Ao comentar na time
line de um amigo que achava a foto engraçada, recebi um soco virtual em
forma de “você achou engraçado porque também é um sem cultura também”. Quase
fui à lona. No trajeto tive tempo de pensar em tudo o que escrevi até aqui e
mais.
No Rio de Janeiro ouvimos falar na estátua do poeta ao menos
duas vezes ao ano desde a sua inauguração: quando larápios roubam os aros dos
óculos, ou exibidos picham o monumento. Guardamos essa estátua com um zelo que
não consigo enxergar sobre a obra do autor. Não gosto de ver a cidade
maltratada, mas esse texto não está preocupado com esse assunto
(importante, sem dúvida).
Precisamos pensar sobre a reverência prestada aos objetos
representativos. Túmulos que visitamos, bustos que levantamos. Eles têm sua
importância, naturalmente. Mas não são essenciais. O essencial de Drummond está
impresso e foi escrito por ele. O resto é enfeite, como o porta-retratos que
não é a pessoa que amamos, mas está ali só pra lembrar que ela existiu (como se
fosse necessário).
Talvez, se soubéssemos disso, teríamos mais interesse em
conhecer a obra de nossos escritores (de preferência, em vida), muitos
abandonados, desconhecidos; mais merecedores de respeito que meras estátuas,
menos respeitados que a merda do pombo que suja diariamente o ombro do Drummond.
Comentários a mais:
1 -Drummond escreveu o seguinte poema sobre o corpo feminino:
No corpo feminino, esse
retiro
- a doce bunda - é ainda o que prefiro.
A ela, meu mais íntimo suspiro,
Pois tanto mais a apalpo quanto a miro.
Que tanto mais a quero, se me firo
Em unhas protestantes, a respiro
A brisa dos planetas, no seu giro
Lento, violento... Então, se ponho tiro
A mão em concha - a mão, sábio papiro,
Iluminando o gozo, qual lampiro.
Ou se, dessedentado, já me estiro,
Me penso, me restauro, me confiro,
O sentimento da morte ei que adquiro:
De rola, a bunda torna-se vampiro.
- a doce bunda - é ainda o que prefiro.
A ela, meu mais íntimo suspiro,
Pois tanto mais a apalpo quanto a miro.
Que tanto mais a quero, se me firo
Em unhas protestantes, a respiro
A brisa dos planetas, no seu giro
Lento, violento... Então, se ponho tiro
A mão em concha - a mão, sábio papiro,
Iluminando o gozo, qual lampiro.
Ou se, dessedentado, já me estiro,
Me penso, me restauro, me confiro,
O sentimento da morte ei que adquiro:
De rola, a bunda torna-se vampiro.
2 – De Umberto Eco, só li Confissões de um jovem escritor,
não gostei muito. De vez em quando abro em uma página aleatória, folheio, bebo
algum conselho que esqueço em seguida e só volto a reabrir o livro meses depois.
3 – A ideia da frase “A morte tem sido a maior aliada dos
autores” já foi destrinchada por mim antes. Não por acaso está no conto
Delírios de Grandeza do Escritor Suicída, escrito em 2011 e publicado em 2012
no blog Estronho e Esquésito, que pode ser lido aqui.
De Drummond, é um soneto. Nem shakespeariano nem petrarquiano, mas um soneto.
ResponderExcluirVocê foi perfeito. Suas palavras penetram minha mente e cortam minha alma,como temos uma memória tão mesquinha e insignificante quando se trata da nossa "Cultura" e como somos tão passivos em reconhecer nossos Talentos. A vida e a morte nos rondam, mas teimamos em enaltecer a morte. E no sepulcro fica a "Obra" sendo reverenciada a lápide com uma flor. Parabéns pelo belíssimo texto.
ResponderExcluirAnã Cristina, obrigado pelas palavras gentis.
ResponderExcluirAnã e Calixto, obrigado por sua leitura.
Fico muito feliz quando recebo comentários.
Anã Cristina, obrigado pelas palavras gentis.
ResponderExcluirAnã e Calixto, obrigado por sua leitura.
Fico muito feliz quando recebo comentários.
Eu sempre achei que soneto fosse uma espécie de poema, não é? Perdoe minha ignorância sincera.
ResponderExcluirEu sempre achei que soneto fosse uma espécie de poema, não é? Perdoe minha ignorância sincera.
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